A Arte da Caligrafia Tradicional Chinesa

A arte da pintura de caracteres ancestriais e actuais da escrita chinesa é uma arte nobre nas culturas orientais e no panorama geral do mundo das Artes.

O conhecimento da caligrafia tradicional tem um cunho marcadamente cultural na cultura oriental e a sua prática potencia as qualidades e o talento de cada artista.

Milla Chang desde a sua infância, nos seus tempos de escola primária, que revelou especial habilidade e talento para o desenho da caligrafia tradicional, sendo frequentemente laureada e premiada como a melhor executante da escola e da comunidade.

Sendo a escrita chinesa uma ancestral linguagem simbólica com início na Dinastia Shang, cerca de 1250 AC, cada um dos seus caracteres nasceu como símbolo representativo de objectos e ações e foram sujeitos a processo de evolução e de simplificação ao longo do tempo. Duma forma geral cada simbolo evoluiu e se tornou cada vez mais simplificado ao longo dos anos até ter o desenho dos dias de hoje. Ainda assim a Caligrafia Tradicional Chinesa não é legível nem compreensível para a grande maioria dos falantes da língua e dialectos chineses, sendo por isso mesmo considerada uma arte maior entre as élites culturais.

Aos olhos das culturas ocidentais, esses caracteres de caligrafia amiúde se tornam formas interessantes e até incrivelmente bonitas, alguns parecendo "pura arte zen" outros possuindo interessantes traços enigmáticos.

Mais sobre a História da Caligrafia tradicional chinesa aqui.

clicar nas imagens para aumentar [ + ]

Exemplos da evolução ao longo do tempo de alguns caracteres chineses

Há mais de 3.000 anos, nos primórdios da caligrafia chinesa, os caracteres eram marcadamente simbólicos, representando objetos simples da vida quotidiana (ver imagem).

O "ser Humano" era representado por um agricultor que trabalhava no campo;

"Boi", "Ovelha" (ou "Cabra") eram representado pelo tipo de chifre do animal, e assim por diante.

Ao longo da linha do tempo, os símbolos tornaram-se mais estilizados até à forma da escrita actual. A chamada Caligrafia Tradicional Chinesa "書法" (shufa) corresponde basicamente ao tipo de escrita artística cursiva/semicursiva, desenhada pela mão e arte de cada mestre de caligrafia